terça-feira, 29 de abril de 2014
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Jay
Jay Moreira, cabo-verdiano do interior da Ilha de Santiago(Chã de Lagoa),está em Portugal desde dos seus quatro anos onde iniciou-se na música com a banda rap “Da Blazz”, há mais de 10 anos.
Aprofundou conhecimentos não só na música, mas também em simultâneo na arte da capoeira. Aliado ao rap adotou estilos musicais como o reggae ou os ritmos africanos.
Começou a carreira a solo em 2004 com o álbum “Só Mi” e, em 2006 prossegue com o álbum, “Okim Tchiga La”. No ano seguinte surge o cd/dvd “Momento Certo”, uma colectânea do Jay, já com a participação dos
amigos noruegueses, os “Bandidos”.
Diversos concertos, festivais, aparições radiofónicas e televisivas, fazem de Jay, um dos grandes nomes da música não só de Cabo verde, mas também da música internacional.
Em 2011 Jay e os Bandidos lançam o CD “sempre Bandidos “que teve um enorme sucesso!
Em 2012, a qualidade de Jay Moreira e do álbum “Sempri Bandidos”, é galardoada com os prémios Cabo Verde Music Awards na categoria de melhor álbum electrónico, melhor reggae e melhor rap/hip-hop com as músicas, “Eli” e “Obi Más Um Peça”.
Em 2013 este músico cabo – verdiano, com uma voz que não deixa ninguém indiferente, lança o álbum “Mi Ku Bó”. Este é um álbum repleto de grandes nomes da música como Princezito, Éder, Mamadou sene ou Fattu Djakité.
Santa Catarina tem...
Fonte: https://www.facebook.com/jose.moreira.jay/posts/10151960583906269?notif_t=notify_me
segunda-feira, 14 de abril de 2014
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Nhô Mimi (Belmiro Tavares) de Boa Entrada
quinta-feira, 10 de abril de 2014
AME,a nova janela que desponta para Cabo Verde.
A segunda edição de AME, chega a Cabo Verde, com
uma troca intensa de cultura, por possibilitar uma integração muito interessante
entre os profissionais da música de diferentes gerações e países.
Este grandioso evento
coloca Cabo Verde no centro do mundo divulgando sempre o nosso povo, a nossa
cultura e a nossa tradição para além de possibilitar uma carreira internacional
aos nossos artistas.
A AME, traz para Cabo
Verde artistas internacionais de renome que oferecem um pouco dos seus países e
levam um pouco de Cabo Verde,e o nosso povo esta consciente disso o que explica
a forte aderência.
terça-feira, 8 de abril de 2014
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Igreja de Nha Santa Catarina (Igreja de Baixo)
José Maria Pereira Neves
José Maria Pereira Neves, filho de Santa Catarina, nasceu a 28 de Março de 1960.
Fez os seus estudos primário e secundários em Cabo Verde e, no Brasil, colou grau (B.A.) em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo. É hoje, no mundo, o único chefe de governo formado no Brasil.
De 1996 a 2000 foi deputado da Assembleia Nacional.Ocupou os cargos de 2.º Vice-Presidente da Assembleia e Director da Comissão Especial para a Administração Pública, Governo Local e Desenvolvimento Regional.
Março do ano 2000(nas eleições autárquicas) , ele foi eleito Presidente da Câmara do Concelho de Santa Catarina.
Junho de 2000 (após ter sido eleito Presidente do PAICV ) seu partido saiu-se vitorioso das eleições legislativas de 14 de Janeiro de 2001, contra o partido no poder, o MpD. José Maria Neves foi designado Primeiro-Ministro de Cabo Verde pelo Presidente da República, e assumiu o cargo a 1 de Fevereiro de 2001. Novas eleições legislativas foram realizadas em 22 de Janeiro de 2006, e, tendo seu partido vencido novamente, foi ele reconduzido à Chefia do Governo de Cabo Verde no dia 7 de Março de 2006, para mais um mandato de cinco anos.
Sua actuação como Primeiro Mandatário de Cabo Verde levou-o em viagens oficiais a diversos países.
É um politico que, apesar da sua tenra juventude, já é considerado como o melhor Primeiro Ministro de um país africano pelas várias instâncias internacionais.
Hoje(2014) ele continua a viajar por esse mundo a fora e a representar o povo Cabo-Verdiano com muita dedicação e profissionalismo e a sua recompensa é o orgulho e o amor que ele desperta no povo da sua terra.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Neves(2014)
domingo, 6 de abril de 2014
Ponte de Galego (Chão de Tanque)
Este é o famoso "Ponto de Galego" mandado construir no ano de 1960 em Chão de Tanque dirigido por um tal de Sr. Lopes e que consumiu como mão-de-obra a população dos Engenhos e não só. O certo é que a sua construção deixou marcas incontornáveis e se referenciou na historia daquela ribeira. Não raras vezes ouve-se dos mais antigos a referencia "Tempo de Galego", o que à partida pressupõe que por ali houve muitos amores e desamores, embora o tal tempo já em si constituía época sinistra. que as nossas avos vos contem as sagas ai vividas.
sábado, 5 de abril de 2014
Artes Plasticas
Quadros pintados por Celestino Fernandes |
Embora não muito expressivos e nem representativos, existe sim em Santa Catarina algumas referencias no mundo das artes plasticas, embora tal actividade não usufruir ainda de um lugar de destaque devido talvez a outras prioridades tanto pela parte dos promotores culturais, tanto pelo empenho dos artistas.
sexta-feira, 4 de abril de 2014
Assomada, Cidade do Planalto
A Cidade de Assomada nasceu no ano de 2001 sobre aquilo que vinha sendo por longos anos a Vila de Assomada. De características tipicamente rurais, e sem duvida um dos mais importantes e belos centros urbanos do pais, é uma cidade onde ainda se pode encontrar tudo de tipicidade Santiaguense. Possui um elevado potencial econômico desde que seja devidamente enquadrado dentro de um circuito de desenvolvimento integrado tendo como eixo do mesmo a agricultura, a pecuária e o sector do comercio.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Trapiche (Trapitxi)
Este engenho cuja origem nunca se importou a quem quer que fosse e que outrora povoou o interior de Santiago desde os séculos passados e apesar da sua já longa permanência como sendo único meio para triturar a cana produzida, vem pipocando a sua presença com algum monopólio e dando um cunho característico a diversas comunidades dispersas deste interior de Santiago.
O mesmo pode ser encontrado nas localidades como: Engenhos, Tabugal, Boa Entrada, Selada, entre outras...
Bica e Pe di Polon de Boa Entrada
Uma lavandaria aberta datada dos anos setenta, deixa claras marcas do dinamismo que outrora esta ribeira despertou para a cidade
de Assomada. Mas também existe ali a arvore mais famosa de Cabo Verde: O "Pe di Polon" que por si só simboliza toda uma gama de resistências seja ela de carácter físico ou psicológico.
de Assomada. Mas também existe ali a arvore mais famosa de Cabo Verde: O "Pe di Polon" que por si só simboliza toda uma gama de resistências seja ela de carácter físico ou psicológico.
Bolo de Banana
Bolo de Banana
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo;
- 1 1/2 xícara de leite;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 xícara de banana esmagada;
- 1 envelope de fermento para bolo;
- 3 ovos;
- bananas para cobrir fundo da forma;
Em uma tigela coloque a farinha, o açúcar, a banana, os ovos e
aos poucos vá acrescentando o leite e mexendo a massa até ficar
homogênea. Por último, acrescente o fermento mexendo bem de
leve.
Em uma forma quadrada coloque açúcar no fundo e leve ao fogo
fazendo uma calda de açúcar que cubra todo o fundo da forma, após
fazer a calda coloque as bananas cortadas em rodelas sobre esta
calda cobrindo todo o fundo, largue a massa e leve ao forno por
mais ou menos uns 40 minutos.
Dica: Bata as claras em neve e depois acrescente a massa.o bolo fica mais fofinho.
Telhal - Engenhos
Edifício construído nos finais do séc. IX alberga pela sua riqueza arquitectónica e historial um simbolismo muito rico no que toca ao desenvolvimento da Ribeira dos Engenhos.
Mandado construir pelo então poderoso morgadio destes tempos, teve o papel de espelhar o poderio e a distinção duma época ostentosa dos morgadios de Santiago, sendo o dos Engenhos um dos mais importantes.
Mulheres de Mantaba
Mantaba, uma localidade de Santa Catarina, situada na zona de Pinha dos Engenhos, ao sope de água grande, vem sendo uma zona referencia em termos de organização agropecuária graças ao empenho de 7 (sete) mulheres entre irmas, primas e vizinhas que desde muito cedo abraçaram um projecto de fruticultuta (anos 90) e desde então nao mais pararam. Actualmente possuem um efectivo pecuário composto de raça açoriana muito interessante. Vale a pena fazer ali uma visita para se conferir.
terça-feira, 1 de abril de 2014
Porto de Rincão
Canto Ferreira |
Aldeia |
Louro (Tabaco Trançado/Torcido)
Produzido nalgumas localidades de Santa Catarina com predominância na localidade de Palha Carga - Engenhos- vem sendo desde a muito um dos suportes econômicos de muitas famílias e durante varias gerações. Produto do tabaco o louro passa por diversos processos ate que esteja pronto a ir para o mercado.
Baia de Boca do Inferno
Situado a meio caminho entre Santa Clara e Rincão, existe uma impressionante baia cuja os pássaros marinhos nidificam. O local e de difícil acesso o que o faz ser pouco procurado/frequentado. A visão e deslumbrante ainda mais se for num dia desprovido de bruma. Certamente ha de tornar uma area de referencia para o Concelho em particular e para o pais no geral.
Barragem do Saquinho (Tabugal)
A Barragem de Saquinho,
construída em betão, dada as características físicas e hidrológicas do local,
fica situada na zona de Escada de Saquinho e é financiada no quadro da linha de
Crédito Português. Com uma capacidade útil de armazenamento de cerca de 563 000
m3, a barragem de Saquinho, após as chuvas da campanha agrícola 2013-2014,
armazenou cerca de 80% da sua capacidade máxima e irá irrigar uma área de cerca
de 66 há.
Em relação ao perímetro
irrigado, após os procedimentos de concurso, foi contratada em 2013, uma
empresa portuguesa para elaboração dos estudos de valorização agrícola da zona
de influência da barragem. Esses estudos foram concluídos em Janeiro deste ano.
Está-se, neste momento, na preparação do dossier para o lançamento do concurso
para a infra-estruturação do referido perímetro irrigado, que consiste
essencialmente na implementação de vários talhões com infra-estruturas de rega,
compreendendo a rede secundária e os respectivos cabeçais de rega.
Por outro lado, no que
se refere à instalação de energias renováveis na estação elevatória da dita
barragem, está-se neste momento, na fase de avaliação das propostas
apresentadas pelas empresas.
Relativamente a alguns
trabalhos pendentes, o empreiteiro da obra (Monte Adriano) deverá terminar, no
próximo dia 21 do corrente, a instalação do RAC (instrumento estabilizador da
água) para definitivamente concluir a rede primária de adução da água bem como a
instalação da bomba.
Está concluído a construção do PT bem como a
instalação da rede eléctrica que vai alimentar a barragem de Saquinho (sistema
misto – energia convencional e fotovoltaica).
Subscrever:
Mensagens (Atom)